terça-feira, 4 de maio de 2010

Estética

Para nós que fazemos a disciplina Dimensão Estética da Educação, não há nada mais justo que entender, com a ajuda do textos que lemos antes da aula e durante esta, e com as explicações do professor, dialogando com nossos referenciais e ideias pré-concebidas, o que é a ciência da estética.
Para nosso senso comum, desenvolvido e legitimado culturalmente, com uma educação que limita, controla e bloqueia nossa possibilidades, capacidades e habilidades de dedicar nossa atenção para o refinamento dos sentidos e suas competências perceptivas, conceituamos superficialmente a estética como o que é aparente e tem como objetivo final, ou já representa o belo. O belo do físico, da simetria corporal, das proporções padronizadas como ideais. No entanto, a estética é fundamentalmente a ciência ou consciência da sensibilidade e da percepção humana. E educar para a superação da barbárie é necessariamente educar para o aperfeiçoamento dos sentidos, para o aprimoramento da sensibilidade, pois seres humanos atentos, perceptiveis e sensíveis podem construir uma realidade além do caos do passado e deste que vivemos e prevemos para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário